1. Os Estados Unidos, além de suas frotas de porta aviões, navios e submarinos nucleares que singram todos os mares, possuem mais de 700 bases militares terrestres fora de seu território nacional nos mais diversos países, em muitas das quais instalaram armas nucleares e parte dos sistemas de escuta da National Security Agency.
  2. Os Estados Unidos tem bases de lançamento de foguetes em seu território nacional, como Cabo Canaveral, perfeitamente aparelhadas com os equipamentos mais sofisticados, para o lançamento de satélites.
  3. Os Estados Unidos não necessitam, portanto, de instalações a serem construídas em Alcantara para o lançamento de seus foguetes.
  4. O objetivo americano não é impedir que o Brasil tenha uma base competitiva de lançamento de foguetes; isto o governo brasileiro já impede que ocorra pela contenção de despesas.
  5. O objetivo principal norte americano é ter uma base militar em território brasileiro na qual exerçam sua soberania, fora do alcance das leis e das autoridades brasileiras, inclusive militares, onde possam desenvolver todo tipo de atividade militar.
  6. A localização de Alcantara, no Nordeste brasileiro, em frente à África Ocidental é ideal para os Estados Unidos e para suas operações politico-militares na América do Sul e na África.
  7. O Governo de Michel Temer tem como objetivo central de sua politica externa, que na realidade abrange todo o seu programa de Governo que nada mais é do que o cumprimento dos princípios do Consenso de Washington e atender a todas a reivindicações históricas dos Estados Unidos em termos de politica econômica interna (abertura comercial, liberdade para investimentos e capitais, desregulamentação, fim das empresas estatais, em especial da Petrobras etc.), e de politica externa, tal como a posição de combate a Venezuela, de afastamento dos vizinhos da América do Sul e de destruição do Mercosul, a partir do acordo com a União Europeia , cavalo de Troia para abrir as portas de um futuro acordo de livre comércio com os Estados Unidos.
  8. Nesta política geral do Governo Temer, o acordo para a utilização da Base de Alcantara configura o caso mais flagrante de cessão de soberania.
  9. Os Estados Unidos, se vierem a se instalar em Alcantara, de lá não sairão, pois de lá poderão “controlar” o Brasil.

Por REDH-Cuba

Shares